Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) é um padrão desenvolvido pela HP, Intel, Microsoft, Phoenix e Toshiba para configuração e gerenciamento de energia do computador. A ACPI tem como proposta suplantar o APM; enquanto a primeira coloca o sistema operacional no controle do gerenciamento de energia, o APM usa o BIOS para isso. A implementação da ACPI depende não apenas desoftware, mas também de hardware compatível.
ACPI tem como objetivo consolidar e melhorar a alimentação existentes e os padrões de configuração para os dispositivos dehardware,[1]fornecendo uma transição a partir de padrões estabelecidos em hardware compatíveis completamente com ACPI, fazendo com que alguns sistemas operacionais removam o suporte ACPI de hardwares.[2].Com o intenção de substituir APM, as especificações [[MPS}} e de Plug and Play para BIOS[3], traz o padrão de gerenciamento de energia no controle operacional do sistema (OSPM), ao contrário do antigo sistema central da BIOS, que conta com um firmware específico de plataforma para determinar a política de gerenciamento de energia e configuração.[4]
Definições
[editar]Estados de energia globais
- G3
- Mechanical Off (desligado mecanicamente).
- G2
- Soft Off (desligado por software) — existe uma corrente elétrica mínima e não é seguro desmontar o equipamento; também denominado S5.
- G1
- Sleeping (literalmente, "dormindo") — o computador parece desligado mas quando ele "acorda" (wake) o sistema operacional não precisa ser reiniciado.
- G0
- Working (funcionando) — apesar de o computador estar ligado, os periféricos podem estar em estados variáveis de conservação de energia.
[editar]Estados dentro de sleeping
As especificações da ACPI não dão nome aos seguintes estados, de forma que vários nomes são usados para a mesma coisa, e às vezes um mesmo nome é usado em sentidos diversos.
- S1
- Baixa conservação de energia, sem perda do contexto em que a unidade central de processamento (CPU) está trabalhando. Pouco comum.
- S2
- Semelhante ao S1, mas o contexto da CPU é perdido, e o sistema operacional é responsável por restabelecer esse contexto quando a máquina "acordar". Pouco comum.
- S3
- A memória RAM continua recebendo energia, mas não a CPU e o cache de memória; quando o sistema "acorda", a informação armazenada na RAM é utilizada para restabelecer o estado prévio. No Windows isso é chamado de "modo de espera", em outras situações de "suspender para a RAM".
- S4
- Nem a memória RAM recebe energia; quando o computador "acorda", o estado prévio é recuperado através de informações armazenadas no disco rígido. Conhecido como "hibernar" no Windows e "Suspender para o disco" em outros sistemas operacionais.
[editar]Estados de energia dos dispositivos
- D3
- Off (desligado).
- D2-1
- Estados intermediários; especificação depende do tipo de dispositivo.
- D0
- Fully-On (ligado).
[editar]Estados de energia do processador
- C0
- Processando informações
- C1-3
- Inativo, mas reativados no caso de instruções, com latência progressivamante maior.
[editar]Estados de desempenho
Para dispositivos em D0 e processadores em C0, é possível especificar dois ou mais níveis de consumo de energia sendo P0 o estado de maior consumo. No caso dos processadores, a Intel chama essa tecnologia de SpeedStep e a AMD de Cool'n'Quiet.
[editar]Ligações externas
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/ACPI