A interface do Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool é bem simples, contando com poucas telas e opções, o que lembra muito os assistentes de instalação do Windows. Ao todos são quatro passos para a criação de um disco inicializável, cada um deles descrito em uma tela do programa. Para avançar até a próxima etapa, basta escolher as opções desejadas e clicar em “Next”.
Apesar de não possuir tradução para o português, os usuários não encontraram grandes dificuldades para a utilização do aplicativo. Isso porque todas as opções e ferramentas são bem ilustradas e de fácil acesso, o que torna a interface bastante intuitiva.
Como utilizar o programa
Ao clicar sobre o executável do programa o usuário já tem contato com a primeira tela do assistente, a qual solicita que a imagem ISO do Windows 7 seja selecionada. Para isso, obviamente, é preciso obter a imagem de alguma maneira. Existem programas que permitem a criação de uma ISO, clique aqui para visualizar e baixá-los.
O passo seguinte é escolher qual tipo de mídia será utilizado. É possível decidir entre um pendrive ou outro dispositivo móvel – desde que possa ser conectado por meio do USB ao computador – ou uma mídia de DVD.
Para a realização do terceiro passo é necessário que um pendrive esteja conectado ao computador. Se você optou por criar um DVD de instalação, e não um pendrive, neste passo é necessário inserir a mídia no leitor ótico do computador.
O quarto e último passo é a formatação do disco, ou pendrive, e a cópia dos arquivos de instalação do sistema. Nesta etapa o usuário não precisa se preocupar com nada, pois todas as ações são feitas automaticamente pelo Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool.
Agora é só reiniciar o computador e certificar-se de que o pendrive esteja conectado a ele ou, se for o caso, de que o DVD está presente no leitor. Caso tudo tenha sido feito corretamente, a tela de instalação do Windows 7 logo é exibida e o usuário já pode instalar o novo sistema operacional.